Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Caracterização da Instituição

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Conforme seu Estatuto, a Apae de Sapiranga é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada, tendo sede na rua João Luderitz,319, bairro Centenário, e foro no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul.

Fundada em 25 de Julho de 1979, a APAE de Sapiranga segue os princípios da Federação Nacional das APAEs, criada em 10 de novembro de 1962 que tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientação, prestação de  serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com  deficiência e à construção de uma sociedade justa e Solidária.

A Instituição atende um público vulnerável e em situação de risco pela própria condição que a deficiência impõe.

Para atender este público específico a APAE surge como uma organização  da sociedade civil que se mobiliza frente a esta demanda e passa a desenvolver um trabalho especializado através de profissionais capacitados que atendem não só a pessoa com deficiência mas  também sua família que, sobrecarregada dos cuidados que a deficiência exige, passa a se  tornar frágil e necessita de um olhar especial.

 O trabalho a Instituição é desenvolvido de forma  planejada, continuada e gratuita  em sua totalidade, tendo por finalidade oportunizar o desenvolvimento integral das  pessoas com deficiência intelectual e múltipla em seus ciclos de vida.

 O processo tem como objetivo principal desenvolver a autonomia e independência dos beneficiários, seus familiares/cuidadores oportunizando a busca de melhor qualidade de vida, fortalecimento de vínculos familiares, abrangência no  relacionamento interpessoal e a promoção de sua integração à vida comunitária, estimulando seus aspectos cognitivos, afetivos e de cidadania através da atuação de uma  equipe específica e habilitada.

 Para atingir os objetivos institucionais, os atendimentos prestados aos beneficiários e seus familiares foram organizados através da Escola Especial Recanto Esperança, Clínica e CAE – Centro de Atendimento Educacional. Temos também o Programa Empresa Inclusiva.

Cada programa de atendimento possui uma equipe específica e habilitada, composta por profissionais das áreas de assistência social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e psicopedagogia, também contando com a atuação de instrutores educacionais e monitores que desenvolvem atividades de socialização e desenvolvimento de potencialidades com os beneficiários.

Para o bom desenvolvimento dos serviços prestados aos beneficiários, a instituição conta, ainda, com profissionais na área administrativa, auxiliares gerais, cozinheiras/merendeiras.

Os princípios norteadores de todo o trabalho institucional são a ética, transparência, dedicação, competência, participação, qualificação e solidariedade.  A socialização, as vivências em grupos, os momentos de passeios e as atividades que envolvem beneficiários e familiares ou cuidadores são o foco principal de todo o processo de trabalho desenvolvido na instituição.

A instituição é mantida através de verbas públicas oriundas do Governo Federal, Estadual e Municipal, doações e contribuições da comunidade sapiranguense, eventos, projetos e parcerias.

 A organização, o funcionamento e a administração da APAE são regulamentados por seu Estatuto que foi atualizado em novembro de 2016, conforme recomendação da Federação Nacional das APAEs, para adequar-se  legislação civil.

 

Endereço:
Rua João Luderitz, 319 • Sapiranga • RS
E-mail:
sapiranga@apaers.org.br
Telefone:
(51) 35992647