Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Centro de Atendimento Especializado - CAE

Acreditamos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento do ser humano e que incluir o aluno com necessidades educacionais especiais em espaços onde possam ser reconhecidos e respeitados em suas diferenças é uma forma de oferecer possibilidades de crescimento integral e promover sua autonomia, visando uma melhor qualidade de vida. Entendemos que a inclusão é um processo que tem suas etapas e necessita ser analisado e avaliado em todo o seu decorrer com responsabilidade e senso crítico. Diante, da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais não é suficiente somente o seu acolhimento nas instituições de ensino fundamental, mas sim oferecer formas diversas que possibilitem a sua permanência com condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Por isso, a importância do comprometimento e preparação de forma gradativa tanto institucional como dos profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, criando espaços interdisciplinares onde aconteçam o compartilhar de experiências e a construção de conhecimento como forma de auxilio e sustentação de sua prática diária.

 

 

Parceria em Processos de Inclusão Educacional – Ensino Fundamental

 

A Apae de Sapiranga  tem como lema promover a inclusão social por meio do resgate da cidadania e da dignidade mediante a oferta de novos caminhos para o desenvolvimento dos sujeitos. Para tanto faz parte dos seus eixos de trabalho o Centro de Atendimento Especializado (CAE) onde através das propostas do Laboratório de Aprendizagem oferece um espaço educativo que favorece as diferentes formas do aprender com oportunidades terapêuticas e educacionais variadas possibilitando o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. O Laboratório de Aprendizagem é um espaço de sustentação aos processos de inclusão educacional onde são atendidos alunos que frequentam no contraturno das escolas.

Desta forma a APAE mantém/estabelece uma parceria com as redes de escolas deste município, visando proporcionar apoio ao processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, neste caso, compreendendo mais especificamente o Ensino Fundamental.

Diante das demandas e reflexões surgidas no decorrer do processo quanto à necessidade de momentos de interlocuções entre os professores, coordenadores e monitores das escolas envolvidas e os profissionais tanto da área pedagógica como clínica da APAE e de uma formação continuada para ambos, como forma de apoio no processo de ensino - aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. A APAE sugere esta proposta, onde no decorrer do ano possam ser realizadas duas reuniões, uma no inicio do ano letivo para o planejamento e definição de objetivos comuns para o trabalho com os alunos e a outra no final do ano como forma de avaliação do processo. Essas reuniões se darão de forma individualizada entre os profissionais da escola e os profissionais da APAE.

No decorrer da programação do ano serão organizados encontros de formação continuada com temas sugeridos pelos participantes e previamente agendados pelo grupo, com a presença de assessores externos e internos das instituições envolvidas.

Entendemos a importância destes espaços de partilha e formação tanto para educadores como para terapeutas no intuito de que cada vez mais sejam oferecidas oportunidades que facilitem a formação integral do ser humano com ênfase nas potencialidades e não nas limitações, respeitando as diferenças no convívio com a diversidade.

 

Objetivo Geral

 

Favorecer os processos de inclusão educacional na rede regular de Ensino Fundamental de Sapiranga de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, oferecendo oportunidades diversas que possibilitem o desenvolvimento integral do ser humano.

 

Objetivos Específicos

 

Dar continuidade a proposta do Laboratório de Aprendizagem no CAE, com os atendimentos tanto na área pedagógica como terapêutica dos alunos que freqüentam o contraturno das escolas no município;

Possibilitar momentos de interlocução, reflexão e construção de conhecimento entre os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento integral do aluno;

Facilitar a formação continuada dos profissionais com a oferta e discussão de temas de interesse do grupo apoiando a prática diária nos diferentes espaços;

Esta proposta visa fortalecer os laços já existentes entre as escolas da rede de Ensino Fundamental do município de Sapiranga, cujos alunos freqüentam o Centro de Atendimento Especializado e os profissionais tanto da área pedagógica como clínica da APAE envolvidos nos atendimentos a esses alunos.  Através do antes exposto, busca-se ampliar as possibilidades de intervenções, oferecendo recursos necessários que sirvam de apoio e sustentação aos processos de inclusão educacional.

 

Equipe do Centro de Atendimento Especializado CAE- APAE

Endereço:
Rua João Luderitz, 319 • Sapiranga • RS
E-mail:
sapiranga@apaers.org.br
Telefone:
(51) 35992647